quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VIDEO INCLUSÃO DIGITAL

object width="480" height="385">
SÍNTESE

O video nos mostra claramente que apesar do grande avanço tecnológico mais de 90% da população ainda faz parte da exclusão digital. Sabemos que a exclusão socio econômica é a grande causa da exclusão digital, a falta de acesso a tecnologia é algo preocupante pois hoje o mundo está praticamente girando em torno da mesma. Por um lado esse avanço muitas vezes vem causando desemprego, mas por outro lado várias pessoas estão deixando os trabalhos braçais para se qualificarem e para isso estão sendo forçados a voltarem as salas de aula. Programas governamentais estão implantando programas com recursos tecnologicos nas escolas, mas muitas vezes não existem pessoas qualificadas para assumirem esses programas.
Por isso é que devemos fazer a nossa parte, se você domina algum tipo de recurso tecnológico, e tem algum espaço para que possa desenvolver  algum tipo de trabalho que inclua a inclusão digital, elabore projetos, chame voluntários e boa sorte.


terça-feira, 14 de setembro de 2010

DESAFIOS DO NOSSO PROJETO

OLÁ PESSOAL, ESTOU AQUI PARA FALAR UM POUCO SOBRE OS DESAFIOS QUE ESTE PROJETO ESTÁ ME PROPORCIONANDO. PARECE FÁCIL QUANDO NOS PROPOMOS A FAZER UM TRABALHO, MAS QUANDO COLOCAMOS EM PRÁTICA AI SIM APARECEM INUMEROS DESAFIOS E MUITAS VEZES PENSAMOS QUE NÃO CONSEGUIREMOS ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS, MAS ACABAMOS DESCOBRINDO QUE ESSES DESAFIOS NOS TORNAM MAIS DESAFIADORES AO LONGO DO TEMPO. O INTERESSANTE É QUE VAMOS DESCOBRINDO COISAS NOVAS TODOS OS DIAS, TEMOS QUE NOS RECICLAR CONSTANTEMENTE, PRECISAMOS DA COOPERAÇÃO DE TODA A EQUIPE ESCOLAR E MUITAS VEZES ISSO NÃO SE CONCRETIZA, MUITOS PROFESSORES AINDA ESTÃO LIGADOS A ANTIGOS MÉTODOS DE APRENDIZAGEM, E É NESSE TIPO DE EDUCADOR QUE ESTAMOS FOCADOS.
ATRAVÉS DE VÁRIAS ATIVIDADES CRIATIVAS ESTAMOS TENTANDO ATINGIR ESSES EDUCADORES MOSTRANDO A ELES OS INUMEROS RECURSOS TECNOLÓGICOS QUE PODEM SER INCLUIDOS EM SUAS AULAS, INCENTIVANDO-OS A ADQUIRIREM UM COMPUTADOR, E COLOCANDO ME A DISPOSIÇÃO PARA AUXILIA-LOS NO QUE FOR POSSÍVEL.
APRIMORAR-SE DO USO DAS REDES DE COMUNICAÇÃO NA SUA PRÁTICA, PODERÁ LEVAR-LHE A CONSTRUIR UMA NOVA RELAÇÃO COM SEUS ALUNOS E A COMUNIDADE, ENFIM UMA NOVA REALIDADE NA ESCOLA.
POIS SEGUNDO PIAGET " A COOPERAÇÃO PRESUME ENTÃO QUE NÃO SÓ AS AÇÕES SEJAM COMUNS, MAS QUE AS INTENÇÕES TAMBÉM SEJAM COMPARTILHADAS. A COOPERAÇÃO É O MELHOR CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA INTELECTUAL E MORAL.

sábado, 11 de setembro de 2010

PROJETO INCLUSÃO PARA EDUCADORES

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo oferecer subsídios aos professores e a toda comunidade escolar a acabar com o mito de que a tecnologia é um bicho de sete cabeças, incorporando o uso da informática em suas propostas pedagógicas. Levar a tecnologia ou a cultura informatizada para as escolas não é o suficiente, o maior trabalho é a instalação dessa cultura. Embora não pareça muitos educadores sabem que a internet é uma importante ferramenta de trabalho, mas se negam a inseri-la em seu cotidiano preferem os métodos tradicionais, e sendo assim acabam prejudicando o acesso dos alunos as novas tecnologias em suas aulas. Ninguém pode ficar fora da inclusão digital na escola. A função do gestor e dos professores das salas de tecnologia é envolver todos nesse processo, inclusive a comunidade, precisamos trabalhar coletivamente, e estamos lutando para atingirmos esse objetivo, dada a localização de nossa escola estadual “Bonifácio Camargo Gomes” na cidade de Bonito em MS, nos deparamos com o problema da grande distância da capital Campo Grande de aproximadamente 300km, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados a distância.
Hoje nos deparamos com escolas informatizadas com vários recursos tecnológicos que muitas vezes nem mesmo saíram das embalagens, por não possuírem um espaço para sua instalação ou mesmo por falta de profissionais capacitados, e quando possuem um laboratório seu uso é restrito ou apenas utilizado para leitura, não tem sentido usar a tecnologia para reproduzir o tradicional.
È preciso mudar essa realidade, muitas escolas não exploram o que os recursos tecnológicos podem oferecer por falta de capacitação dos professores, as escolas não exploram o potencial que a tecnologia oferece e é nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo. È preciso que o educador atribua sentidos aos equipamentos tecnológicos em seu trabalho, participe de projetos e transmita isso aos seus alunos.



















DESENVOLVIMENTO/ RESULTADOS


O projeto será desenvolvido na E.E. “Bonifácio Camargo Gomes” na Cidade de Bonito em ms, no horário matutino inicialmente, que pretendo estender para os demais períodos vespertino e noturno para toda a comunidade escolar.
- fazer um mural com frases, fotos, poesias, desenhos entre outras atividades somente com recursos tecnológicos, mostrar tudo que posso realizar usando a tecnologia.
- quadro de recados com endereços de sites educativos e programações interessantes
- capacitar professores e alunos que não tenham acesso a recursos tecnológicos no ambiente familiar principalmente os moradores de fazendas e baixa renda, nas minhas horas vagas, com o auxilio de voluntários.
- montar uma pasta com acervo de dvds educativos (tv escola entre outros) para elaborar planos de aula.
- divulgar os acontecimentos da unidade escolar e da comunidade no blog da escola e incentivar o acesso ao mesmo pelos alunos e pela comunidade.
- elaborar projetos que incluam os recursos tecnológicos.
- criar um ambiente agradável durante as aulas de informática.
- Incentivar o usos de todos os recursos tecnológicos nos eventos escolares.

Com essas estratégias espero conseguir despertar o interesse pelo uso dos recursos tecnológicos nas pessoas que ainda mostram resistência a fazer uso dos mesmos no seu cotidiano, e o quanto ela pode ser um valioso instrumento de aprendizagem, criar oportunidades para aqueles que querem aprender e não tem acesso a tecnologia.



















REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação a Distância Salto
pra o fturo; TV e informática na educação. Brasília: MEC/SEED, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação a Distância. Proinfo. Informática e formação de professores. V. 1 e 2. Brasília: MEC/SEED, 2000.

WWW.e-educador.com /index.php/projetos-de-ensino-mainmenu-124/77-projetos-de-ensino/2417-projetosensino

www.inclusão.com.br