quinta-feira, 30 de junho de 2011

CONHEÇA OS INSTRUMENTOS QUE COMPÕEM UMA ORQUESTRA


Você conhece todos os instrumentos 
que formam uma orquestra sinfônica?
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Você entrará dentro desse mundo 
de 
 
possibilidades sonoras. 
Com o maestro a bela apresentação
 de O GUARANI de Carlos Gomes.




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O VÍDEO NA SALA DE AULA

Este texto, mesmo que ainda de 1995, traz ótimos subsídios
 de como trabalhar um vídeo em sala de aula.


O texto "O vídeo na sala de aula" é de  José Manuel Moran.

Para ler o texto na íntegra O vídeo na sala de aula.



PROPOSTAS DE USO DO VÍDEO
Proponho, a seguir, um roteiro simplificado e esquemático 
com algumas formas de trabalhar com o vídeo na sala de aula. 
Como roteiro não há uma ordem rigorosa e pressupõe total 
liberdade de adaptação destas propostas à realidade de cada
 professor e dos seus alunos. 

USOS INADEQUADOS EM AULA

Vídeo-tapa buraco: colocar vídeo quando há um problema inesperado, 
como ausência do professor. 
Usar este expediente eventualmente pode ser útil, mas se
 for feito com freqüência, desvaloriza o uso do vídeo e o 
associa -na cabeça do aluno- a não ter aula. 

Vídeo-enrolação: exibir um vídeo sem muita ligação com a matéria. 
O aluno percebe que o  vídeo é usado como forma de camuflar a aula. 
Pode concordar na hora, mas discorda do seu mau uso. 

Vídeo-deslumbramento: O profesor que acaba de descobrir o uso 
do vídeo costuma  empolgar-se e passa vídeo em todas as aulas, 
esquecendo outras dinâmicas mais pertinentes. 
O uso exagerado do vídeo diminui a sua eficácia e empobrece as aulas. 

Só vídeo: não é satisfatório didaticamente exibir o vídeo sem discuti-lo,
 sem integrá-lo com o assunto de aula, sem voltar e mostrar alguns
momentos mais importantes.


PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO

Vídeo como SENSIBILIZAÇÃO
É, do meu ponto de vista, ouso mais importante na escola. 
Um bom vídeo é interessantíssimo para introduzir um novo asunto,
 para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas. 
Isso facilitará o desejo de pesquisa nos alunos para aprofundar 
o assunto do vídeo e da matéria. 

Vídeo como ILUSTRAÇÃO
O vídeo muitas vezes ajuda a mostrar o que se fala  em aula, 
a compor cenários desconhecidos dos alunos. 
Por exemplo, um vídeo que exemplifica como eram os romanos
 na época de Julio Cesar ou Nero, mesmo que não seja totalmente fiel, 
ajuda a situar os alunos no tempo histórico. 
Um vídeo traz para a sala de aula realidades distantes dos alunos,
 como, por exemplo, a Amazônia ou a África. A vida se aproxima da
 escola através do vídeo. 

Vídeo como SIMULAÇÃO
É uma ilustração mais sofisticada. O vídeo pode simular experiências
 de química que seriam 
perigosas em laboratório ou que exigiriam muito tempo e recursos.
 Um vídeo pode mostrar o 
crescimento acelerado de uma planta, de uma árvore  - da semente 
até a maturidade - em 
poucos segundos. 
Vídeo como CONTEÚDO DE ENSINO
Vídeo que mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. 
De forma direta, quando informa sobre um tema específico orientando
 a sua interpretação. 
De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens
múltiplas, interdisciplinares.

Vídeo como PRODUÇÃO
- Como documentação, registro de eventos, de aulas, 
de estudos do meio, de experiências, de entrevistas, depoimentos. 
Isto facilita o trabalho do professor, dos alunos e dos futuros alunos. 
O professor deve poder documentar o que é mais importante para 
o seu trabalho, ter o seu próprio material de vídeo assim como tem 
os seus livros e apostilas para preparar as suas aulas. 
O professor estará atento para gravar o material audiovisual 
mais utilizado, para não depender sempre do empréstimo ou
 aluguel dos mesmos programas. 
- Como intervenção: interferir, modificar um determinado
 programa, um material audiovisual, acrescentando uma
 nova trilha sonora ou editando o  material de forma compacta ou
 introduzindo novas cenas com novos significados. 
O  professor precisa perder o medo, o respeito ao vídeo 
assim como ele interfere num texto escrito, modificando-o, 
acrescentando novos dados, novas interpretações, 
contextos mais próximos do aluno. 
Vídeo como AVALIAÇÃO
Dos alunos, do professor, do processo.

PAULO FREIRE PARA EDUCADORES

PAULO FREIRE PARA EDUCADORES

A autora constrói um texto que une o lado idealista e o lado prático de Paulo Freire. 

Após breve relato de sua vida, detém-se nas reflexões e nas propostas de alfabetização,

 apresentando as bases de seu pensamento, os conceitos e o papel da Educação.



























































LINKEY PARA QUEM QUISER BAIXAR O LIVRO, 

ESTOU COLOCANDO O LINK PORQUE ELE ESTÁ DISPONÍVEL

NO SITE SCRIBS E NÃO SEI SE FOI AUTORIZADO OU NÃO. 

DE QUALQUER FORMA, É MUITO MELHOR TÊ-LO À MÃO.



DEFINIÇÃO DE FILHO

DEFINIÇÃO DE FILHO

"Filho é um ser que nos emprestaram
 para um curso intensivo de como amar 
alguém além de nós mesmos, 
de como mudar nossos piores defeitos
 para darmos os melhores exemplos e 
de aprendermos a ter coragem.


Isso mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato

 de coragem que alguém pode ter, 
porque é se expor a todo tipo de dor,
 principalmente da incerteza de estar
 agindo corretamente e 
do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como?

Não é nosso, recordam-se?

Foi apenas um empréstimo!"

José Saramago

terça-feira, 28 de junho de 2011


Perguntas que deixam os professores "doentes"


Perguntas retiradas do orkut

- É pra copiar?  (Essa é clássica!)
- É pra responder?
- É pra fazer agora?
- Vai valer ponto?
- Cai na prova?
- É pra trazer o livro?
- Posso usar o celular?
- Quantas linhas eu pulo?
- Que dia é hoje? 
 (E a data já está no quadro
 desde o início da aula.)
- É pra copiar de caneta ou de lápis?
- Você é professor de qual matéria mesmo? 
 (No 2º Bimestre.)
- Como é o seu nome mesmo?  
(No 3º Bimestre.)
- Você só dá aula ou também trabalha? 
 (Essa é terrível!)
- Meu caderno acabou. O que eu faço?
- Esqueci o trabalho em casa. 
Posso entregar na próxima aula?
- Vai ter prova de recuperação? 
 (No momento em que o professor,
 ainda está marcando a 1ª prova.)
- Minha resposta tá certa? 
Tá faltando alguma coisa? 
 (Durante a prova.)
- Eu não sei a resposta. Deixo em branco?
- Ué, hoje tem prova?
- Hoje tem prova de quê?
- Vai ser de consulta?
- Pode ser em dupla?
- Trabalho? Que trabalho?
- É pra responder com as minhas palavras?
- Esqueci de estudar. 
Posso fazer a prova amanhã?
- Professor, quando é que você vai faltar? 
 (Ui!)
- Professor, você nunca fica doente? 
 (Nossa!)
- Você sabe se a gente vai sair cedo hoje?
- Vai ter que escrever muito hoje?
- Quanto você ganha? 
 (Essa é de matar!)
- A reunião vai demorar? 
 (A reunião nem começou
 e a mãe do aluno já perguntou.)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

FRASE DA SEMANA



“Só os idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário. Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é a maior fonte do saber.” (Paulo Freire)

DESENHANDO COM ÁGUA

http://www.youtube.com/watch?v=zIMdBK8yr_g&feature=player_embedded