sábado, 10 de setembro de 2011

BAIXE SOFTWARES EDUCATIVOS NO SEU PC

Vídeo-Aula: Instalando o OpenShot no Linux Educacional 4.0

openshot
O Editor de Vídeo OpenShot é um software editor de vídeos para Linux. Ele é capaz de combinar facilmente múltiplos clipes de vídeo, de áudio e imagens em um único projeto, e então exportar o vídeo em muitos formatos comuns de vídeo. Você pode usar o OpenShot para criar apresentações de slides com fotos, editar seus vídeos caseiros, criar comerciais de televisão e filmes on-line, ou qualquer outra coisa que você puder imaginar. Veja a [...]

Instalando o Cmap Tools no Linux Educacional 3.0

cmap
O Cmap Tools é um software de autoria que permite a construção de mapas conceituais. Esta ferramenta pode ser utilizada como recurso educacional, podendo ser desde ferramenta de ensino fortalecendo e relacionando conceitos estudados como também ser um recurso que permita avaliação. O software está disponível para versões linux, windows e mac. A vídeo aula abaixo explicita passo a passo a instalação da versão linux no Linux Educacional 3.0. Instalando o Cmap Tools   Já [...]

A utilização do Impress e do KolourPaint nas atividades de alfabetização infantil

kolourpaint
Sempre acompanho o site http://sleducacional.org e recentemente li uma postagem que me chamou a atenção, trata-se de projeto desenvolvido por uma escola municipal de Fortaleza e apresentado no Latinoware  2010 sobre o uso do Impress e do KolourPaint em atividades pedagógicas. Acessem e baixem a apresentação: A utilização do Impress e do KolourPaint nas atividades de alfabetização infantil

Instalando o Gcompris no LE 3.0

gcopris
Neste tutorial a equipe dos técnicos do NTE de Roraima explicam como instalar o software educacional GCompris no linux educacional 3.0. Acessem: Instalando o Gcompris no LE 3.0

Tux Paint no Blog

tux
Nesta dica veja como utilizar as imagens geradas no tux paint em seu blog. O post foi escrito por Roselene Multiplicadora do NTE de Passo Fundo. Acesse: Tux Paint no Blog

Instalando o Klavaro – software de digitação

klavaro
Neste tutorial você verá como instalar o software klavaro. O Klavaro é um aplicativo, ou, poderíamos dizer um curso de digitação. Acesse: instalando o klavaro

Instalação do Programa HotPotatoes no Linux Educacional 3.0 – Versão Java

hot
O HotPotatoes é um aplicativo que permite criar atividades educativas como questões de múltipas escolhas, palavras cruzadas, etc. Veja como instalar no linux educacional 3.0

Vídeo Aula: Hagáquê

h
O Hagáquê é um software que permite ao usuário criar história em quadrinhos, este foi desenvolvido para Windows porém é possível instalar no linux educacional (Manual de instalação do Hagáquê no LE3.0) A vídeo aula abaixo mostra como utilizá-lo e foi elaborado pelo professor Marcos Adriel.

Abc-blocks

abc
Abc-blocks oferece um alfabeto móvel, indicado para o ensino de Língua Portuguesa. O software é uma excelente ferramenta no início da alfabetização. [ Fonte: classe.geness.ufsc.br ] Mais informações: http://classe.geness.ufsc.br/index.php/Abc-blocks
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domingo, 4 de setembro de 2011

AVALIANDO MEU PROJETO DIDÁTICO "CONTRIBUIÇÃO DOS SOFTWARES EDUCATIVOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"




2º ANO - DESENHO CRIATIVO E ESCRITA

Estou desenvolvendo um projeto sobre a "CONTRIBUIÇÃO DOS SOFTWARES EDUCATIVOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO", e já estou encontrando muitas dificuldades, uma delas é a superlotação da sala de tecnologia e o curto espaço de tempo com cada turma, o programa Linux traz um pacote limitado de softwares principalmente para as turmas do 6º ao ensino médio, estou tentando baixar alguns softwares que atendam os meus objetivos e também pedi auxilio a algumas instituições educacionais quanto a disponibilização desse material, já instalei muitos softwares mas muitos travam e isso acaba atrasando todo meu trabalho, além da falta de paciência de alguns alunos, mas não vou desamimar, trabalhar com as séries iniciais está sendo muito mais proveitoso e significativo, já que muitos não tem acesso a computadores se mostram mais interessados e os resultados estão sendo surpreendentes, mesmo trabalhando na área de artes a evolução da alfabetização está sendo muito significativa, através das atividades desenvolvidas com o programa LINUX-TUXPAINT para criaças, onde elas criam suas imagens e depois escrevem o nome das mesmas. Imprimi em sulfite um teclado para cada aluno das séries iniciais para desenvolverem tarefas de casa e isso ajudou muito na memorização quanto a localização da teclas e sua funcionalidade.

PONTO CRÍTICO: SALA COM POUCOS COMPUTADORES (16 MÁQUINAS) PARA A MÉDIA DE 35 A 45 ALUNOS 6º ANO


EDIÇÃO DE TEXTO E IMAGENS- ARTE PRÉ HISTÓRICA
6ºANO


CONSTRUÇÃO DE TABELAS 9ºANO


SUCESSO
 CRIEI VÁRIOS ESPAÇOS NO BLOG DA ESCOLA http://escola-bcg.blogspot.com/ COM LINKS E DIVERSAS INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS PARA TODOS OS EDUCADORES E TURMAS  DA ESCOLA FACILITANDO ASSIM SEU TRABALHO TANTO COMO NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA E TAMBÉM NAS NECESSIDADES DOS ALUNOS ELES TRAZEM SUAS NECESSIDADES ATÉ A STE, PESQUISO E POSTO NO BLOG, ELES ESTÃO ADORANDO A IDEIA, E OS ALUNOS TAMBÉM TRAZEM MUITAS SUGESTÕES, ACREDITO QUE  ESTA SEJA UMA DAS METODOLOGIAS DE MAIOR SUCESSO NO MEU PROJETO, POIS CONSEGUI ATRAIR OS EDUCADORES QUANTO AO INTERESSE E A IMPORTÂNCIA DE TRABALHARMOS COM FORMAS DIFERENCIADAS DE APRENDIZAGEM.  ESTOU TENTANDO CRIAR UM BLOG INDIVIDUAL PARA CADA PROFESSOR E ALUNO  CASO NÃO DE CERTO VOU CRIAR UM BLOG DE SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES PARA PODEREM INTERAGIR COM SEUS ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O QUE É WEBQUEST


O que é WebQuest?
Homepage de WebQuest
que orienta como
construir uma WebQuest
Fotos: Reprodução
A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.
Como surgiuA metodologia de trabalho denominada WebQuest foi proposta pelo professor Bernie Dodge, da San Diego State University (EUA), em 1995.
Desse modo, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.
Podemos distinguir seis elementos em uma Webquest:
Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para começar.
Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o professor planejou).
Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias de trabalho.
Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem que verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da Internet.
Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.

Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.
Orientações para construção de uma WebQuest  
A proposta de trabalho de uma WebQuest implica certas considerações por parte dos professores para a sua construção:
Tempo  
- Qual é o tempo que podemos dedicar para atividade?
- Quanto tempo estimamos para cada etapa da atividade?

Recursos  - Dispomos de computadores necessários na escola?
- Possuímos conexão com Internet?
- Os alunos possuem computadores em suas casas?

Participantes 
- Qual a idade dos alunos? Quantos são? 

Organização
- É mais proveitoso que o trabalho seja realizado individualmente ou em grupo?
- Qual será o número de integrantes de cada grupo?

Temática 
- Que tema do currículo queremos ensinar?
- Trabalhamos só com conteúdos de nossa disciplina ou realizaremos um trabalho interdisciplinar?

Atividade
- Construíremos essa atividade para: 
dar início a um novo tema, avaliar o progresso dos estudantes na aprendizagem de um tema já apresentado ou articular uma seqüência de conteúdos que trabalhamos?

Informação- Na seleção do material para os alunos trabalharem, levamos em conta os critérios de validação de informação da Web?

ExposiçãoDe que maneira queremos que, na finalização da atividade, os estudantes apresentem seus aprendizados?
Existem várias WebQuest já construídas na Web, e você também pode construir a sua. Confira algumas sugestões de sites sobre WebQuest:
Webquest Aprendendo na Internethttp://www.webquest.futuro.usp.br

Senac Webquest
http://webquest.sp.senac.br

Uma webquest sobre webquesthttp://www.vivenciapedagogica.com.br/webquest/equipe

Wikipédia – Webquest
http://pt.wikipedia.org/wiki/webquest

PHP Webquest - ferramenta para criar WebQuesthttp://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php

Instant WebQuest - site para criar e hospedar WebQuest (em inglês)
http://www.instantprojects.org/webquest/main.php 

As melhores webquests (em inglês)
http://bestwebquests.com/

O QUE É UM FLOG/VLOG


O marco inicial da história dos fotologs/flog e dos Videolog/Vlog se dá com o surgimento das imagens digitais. As primeiras câmeras digitais chegam por volta dos anos 90. As fotografias, que antes somente eram registradas no papel, passaram a ser convertidas nos sinais binários da linguagem dos computadores. Logo em seguida, as câmeras digitais já disponibilizavam a criação de vídeos aos usuários de forma facilitada. Hoje em dia há um número cada vez maior de aparelhos tecnológicos disponíveis no mercado, os quais permitem a captura ou o armazenamento de imagens e vídeos: câmeras digitais, celulares, Ipods, PDAs (computadores de mão), dentre outros.
Segundo Foschini e Taddei (2006) os blogs de fotos e vídeos participam da metamorfose universal da comunicação, pois através destes os indivíduos podem, sem muitos conhecimentos técnicos, utilizar-se da rede interagirem com o mundo da web. Os Fotologs e videologs também são conhecidos de forma abreviada como flogs e vlogs. Ambos têm a temática definida pelos seus próprios usuários.
Os fotologs e videologs têm como objetivo o compartilhamento de imagens e vídeos de maneira interativa. Seus visitantes podem deixar comentários (sugestões ou críticas) a respeito das postagens visitadas. Há uma variação na forma com que os flogs e vlogs são utilizados: para alguns são apenas uma maneira de compartilhar fotos de viagens, família, fatos marcantes, etc. Já outros podem se utilizar destes recursos para produções mais sofisticadas num uso profissional. Da mesma forma, os flogs e vlogs também podem ser utilizados para fins educacionais.
Significado de Fotolog/Flog e Videolog/Vlog
De forma bem simplificada pode-se dizer que são páginas pessoais onde a comunicação ocorre através de imagens e vídeos postados na internet. Estas imagens/vídeos geralmente são postados em ordem cronológica, com legendas que expressam seu significado. Os fotologs e videologs são muito semelhantes aos blogs, porém têm ênfase no uso das imagens e vídeos. Ainda assim eles contam com locais próprios para textos onde quem os visita pode deixar comentários, registrando a sua passagem pelo fotolog ou videolog.
Segundo Silveira (2008) a palavra fotolog surge da união da “foto” mais "log" (que em inglês significa diário). Fotolog/flog deriva do Web Log e consiste em um blog de imagens ou fotografias (um site ou página web). Neste site a pessoa que o confeccionou está autorizada a publicar suas fotos (imagens) de forma fácil e rápida na Internet. É uma derivação de blog, possuindo recursos e definições semelhantes no tocante aos comentários. A pessoa que confeccionou o flog pode torná-lo comunitário, autorizando outras pessoas a postarem na sua página.
O fotolog tornou-se muito atrativo para as pessoas em função das mesmas não necessitarem ter conhecimentos de HTML para elaborá-los (o que seria necessário em um site pessoal). Há ferramentas gratuitas nos servidores que classificam informações técnicas a respeito do flog construído, assim como diversas ferramentas ou códigos prontos onde se podem agregar funcionalidades extras ao flog como: inserir uma música de fundo, colocar um contador de visitantes, um texto animado, menus, recados, barras relógio etc.
 
Como criar um fotolog e um vlog
Para criar um flog ou um vlog basta ter conexão com a internet. A partir daí, o usuário deve apenas procurar um provedor para hospedar o seu flog ou vlog. Muitos portais brasileiros e estrangeiros oferecem o serviço de hospedagem de forma gratuita com algumas limitações e de forma paga com a ampliação de recursos.

domingo, 21 de agosto de 2011

O QUE É IDEOLOGIA?


O QUE É IDEOLOGIA?
cazuza 214x300 O Que é Ideologia?
Senso comum e bom senso.
Para entendermos o que é ideologia, precisamos saber o que é senso comum e bom senso.
Senso comum, são os conhecimentos que nós herdamos dos nossos antepassados e que precisam ser aprimorados, enquanto que obom senso é o aperfeiçoamento do sendo comum, com abordagem crítica e coerente.
Ideologia no sentido amplo.
A ideologia no sentido amplo, é aquela voltada para as discussões e práticas pedagógicas sobre algum assunto em pauta, comum para todas as classes.
Ideologia no sentido restrito.
É aquela presente nos grupos poderosos e privilegiados, com grande influência. É denominada de ideologia negativa. A ideologia no sentido amplo é chamada de ideologia positiva.

A concepção de GRAMSCI.
Na concepção de Gramsci, existem duas ideologias: Orgânica e Arbitrária. A primeira é coletiva e necessária aos homens. Já a arbitrária tem o sentido negativo e pertence a classe dominante e não ajuda a estabelecer consenso entre as pessoas.

Conceituação de ideologia.
Segundo Marilena Chauí, a ideologia não pode ser considerada uma mentira que as classes dominantes usam para subjulgar os menos favorecidos, porque os que se beneficiam dos privilégios também sofrem influências das ideologia. Portanto, a ideologia se caracteriza pela naturalização, na medida em que são consideradas naturais as situações que na verdade são produtos da ação humana e que portanto são históricos e não naturais – por exemplo, dizer que a divisão da sociedade em ricos e pobres faz parte da natureza; ou que é natural que uns mandem e outros obedeçam.

O DISCURSO IDEOLÓGICO E O NÃO-IDEOLÓGICO.
O discurso ideológico é aquele que é abstrato e deixa lacunas separando o pensar e o agir, e faz uma inversão da realidade das coisas, enquanto o discurso não-ideológico preenche essas lacunas com críticas que revelam o sentido correto da realidade.

A IDEOLOGIA NA ESCOLA
A) As teorias reprodutivistas – na metade do Séc. XX a “Escola nova” foi vista como uma idéia otimista de democratizar o ensino. Mas esse tipo de escola não cumpriu o seu papel e continuou a reproduzir diferenças sociais.
B) Os textos didáticos – nos textos didáticos as famílias são vistas como pessoas que não enfrentam problemas e conflitos. A mãe é a rainha do lar. Só se passa o lado positivo no ambiente e isso faz com que a criança se torne um indivíduo passivo, pois apenas absorve ensinamentos que não uma maravilha.
C) Onde está a saída? – a escola é um espaço possível de luta e de denúncia para procura de soluções no com o intuito de corrigir os sentidos que se dão a esses textos.

IDEOLOGIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Os quadrinhos passam uma ideologia negativa quando estimulam o consumismo, e uma ideologia positiva, quando levam as pessoas ao mundo da leitura e dos conhecimentos. Nas histórias em quadrinhos os heróis são os únicos que resolvem os problemas da comunidade, as pessoas comuns, nunca.
Esses quadrinhos têm a função de entretenimento, lazer, mas também têm uma grande influência mítica.
Os quadrinhos desempenham duas funções:
  • Servir à consciência – quando estamos no bom senso.
  • Servir de alienação – quando alguém que os lê está no senso comum.

A DECODIFICAÇÃO IDEOLÓGICA DOS QUADRINHOS
  • Os personagens nas histórias em quadrinhos quase nunca trabalham e são muito ricos e mantém um alto padrão de vida numa sociedade de consumo.
  • A classe dos pobres não é representada por nenhum personagem;
  • A vida no campo só é vista como área de lazer (ninguém faz nada em matéria de trabalho e produção rural).

OS QUADRINHOS ALTERNATIVOS:
São voltados para a realidade, buscando conscientizar os leitores através da sua própria interpretação.

PROPAGANDA E IDEOLOGIA
  • Propaganda Comercial – é aquela que vende o produto, serviço ou marca, para pessoas, motivadas por necessidades, aspirações que cada um quer manter perante os outros. Para a propaganda comercial, basta comprar um cigarro X ou Y que logo a pessoa adquire sucesso. A publicidade mascara a realidade. A propaganda desperta emoções de prazer, alegria, felicidade ou frustração.
  • Propaganda Ideológica – vende idéias e não produtos. É feita de modo mais sutil, por isso mesmo é mais perigosa. Exemplo: numa greve de professores que ocorreu mês passado na rede estadual de educação, a imprensa só mostrou o prejuízo das crianças sem aula, deixando de esclarecer os motivos porque os professores paralisaram suas aulas.

CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS DA PROPAGANDA:
  • Frustração por parte das pessoas que conseguem adquirir o produto desejado.
  • Após a frustração, seguem-se os roubos, furtos, contribuindo assim para a marginalização do país.
  • Os mais carentes se escravizam no trabalho, ganhando pouco, somente para poder comprar algum produto que a classe abastarda possui.
  • As pessoas do senso comum tornam-se alienadas sempre que ouvem e vêem as propagandas bem editadas por profissionais da área.
Autor: Ercilio Ferreira Duarte

sábado, 20 de agosto de 2011

CONFIRA NA MORADA DOS BAÍS A EXPOSIÇÃO ARTE DO INTERIOR NA CAPITAL ONDE ESTÃO EXPOSTOS OS TRABALHOS DE ARTE REALIZADOS COMO PARTE DO "PROJETO MESTRES DA PINTURA NA ESCOLA" DA PROFESSORA MARIA OSMÉRIA G. SIMÕES DA E.M PROFª IZAURA PINTO GUIMARÃES - BONITO MS



OS TRABALHOS REALIZADOS NO PROJETO "MESTRES DA PINTURA NA ESCOLA" , ESTÃO EXPOSTOS NA MORADA DOS BAÍS EM CAMPO GRANDE,  AGRADECEMOS A FUNCEB - FUNDAÇÃO DE CULTURA DE BONITO A OPORTUNIDADE DE EXPOR NOSSOS TRABALHOS, E ESPERAMOS QUE O PROJETO FAÇA MUITO SUCESSO POIS ELE AINDA ESTÁ EM FASE DE REALIZAÇÃO,  VISANDO ENRIQUECER A BAGAGEM DE CULTURAL,  ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA ARTE AOS ALUNOS E COMUNIDADE,  CONSTRUÇÃO DE UMA SALA DE ARTES PARA EXPOSIÇÃO PERMANENTE NA ESCOLA,  CONTINUIDADE DO PROJETO E DE OFICINAS DE ARTE.
PARABÉNS À TODOS NOSSOS ALUNOS


A exposição Arte do Interior na Capital – Bonito está em exibição na Morada dos Bais (Avenida Noroeste 5140, Centro) até o dia 21 de Agosto, das 8h às 18h (terça à sábado) e das 9h às 12h (domingo). Entrada gratuita.

PARA LER A REPORTAGEM COMPLETA VISITE O LINK ABAIXO.

http://www.pmcg.ms.gov.br/cgnoticias/noticiaCompleta?id_not=13803

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TREINE SEU PORTUGUÊS

teste
http://educarparacrescer.abril.com.br/jogos/


JOGO DOS 100 ERROS DE PORTUGUÊS

Jogo dos 100 erros de português


NA PONTA DA LÍNGUA - Aprenda o que muda com o acordo ortográfico e como aplicar as novas regras do português
VOCÊ SABIA? - Quando as mudanças começam a valer? Como ensinar as novas regras? Tire suas dúvidas sobre a reforma ortográfica
CULTURA - Entenda as forças que moldam o português do Brasil e saiba como a gente pode estar falando logo mais
REFORMA SIM! - Diogo Mainardi, articulista de Veja, fala sobre os pontos positivos da unificação do português
QUIZ DA REFORMA ORTOGRÁFICA - Veja se você já se acostumou às novas regras da lingua portuguesa, em vigor desde janeiro

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA

As redes sociais na escola

Há tempos me preocupo com o que nossos alunos fazem nas redes sociais, começando pelo fato de que eles costumam mentir a idade para poder participar delas!


No Jornal Hoje do dia 30 de junho de 2011 assisti uma reportagem sobre o monitoramento de algumas escolas sobre o uso que seus alunos fazem das redes sociais. A especialista em direito eletrônico, Rubia Maria Ferrão, diz que "a escola está certa em fiscalizar os alunos". Temos que ter clareza que existem leis e que as pessoas "ofendidas" podem e devem procurar seus direitos, buscando reparação, punição e até indenização. É importante saber que se quem ofende é menor de idade, são os pais que respondem e pagam - isso se aplica aos nossos alunos do Ensino Fundamental.

A reportagem cita o exemplo de escolas que criaram grupos para monitorar o que seus alunos fazem na web, contratando ex-alunos para fazer o serviço. Acredito que nas escolas públicas, o professor que atua nos laboratórios de informática pode ajudar nesse processo, primeiramente, criando regras coletivas de uso da internet na escola, incentivando o uso adequado da web abordando os princípios de convivência no mundo virtual, tentando evitar que situações ofensivas ou constrangedoras aconteçam.

O que chamou minha atenção foi a fala de dois alunos. Uma menina que disse não se importar em retirar da web fotos que envolviam a escola, demonstrando que o diálogo é sempre o melhor caminho. E um menino que afirmou "se controlar" pois a mãe é muito braba, deixando claro o papel da família nesse processo.

Penso que o uso adequado da internet ainda é um grande desafio para as escolas, mas acredito que a educação é o melhor caminho!

Para ver a reportagem na íntegra, clique aqui.

FONTE:http://bloguinfo.blogspot.com/2011/06/as-redes-sociais-na-escola.html

TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Leitura
Tecnologia em sala de aula: dificuldades, soluções, caminhos
Alexandre Rodrigues Alves
Conversei com César Bastos, Beth Bastos e Rosane Mello, três professores do curso de extensão em Informática Educativa da Fundação Cecierj, para conhecer suas experiências com alunos e de convivência com professores que estão interessados em utilizar recursos tecnológicos em sala – o que fazem para preparar suas aulas, que dificuldades encontram. Aproveitei para levantar algumas questões sobre a relação com os estudantes – já que estes estão mais predispostos a descobrir os encantos e recursos da tecnologia. Afinal, não adianta ficar só falando que o professor deve fazer isso ou aquilo; é bom saber o que ele tem feito e quais são suas dificuldades para levar os benefícios da tecnologia para a educação.

Leia o texto na íntegra, aqui.

Fonte: Educação Pública

CONTEÚDO EDUCATIVO GRATUÍTO

Conteúdo Educativo Gratuíto



O site proporciona aos usuários a possibilidade de aprender

através da prática.
Escolha um assunto e tenha um excelente aprendizado.
.
Português
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Matemática
.
Geografia
.
Biologia
.
Palavras Cruzadas
.
Passatempos Educativos
Fonte: http://www.estudamos.com.br/

domingo, 7 de agosto de 2011

DICAS PARA VISITAR UM MUSEU

10 dicas para tornar uma visita ao museu divertida

Incentivar seu filho a interagir com a exposição e contar suas próprias histórias pode aproximá-lo do mundo da arte

18/05/2011 15:49
Texto Marina Pastore

Foto: Reprodução

Uma obra de arte como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é um ótimo caminho para despertar a imaginação da criança



Um museu pode parecer um ambiente chato e entediante para as crianças. Por isso, uma visita a uma exposição nem sempre é lembrada na hora de escolher o passeio do fim de semana. Mas não precisa ser assim: além do aprendizado enorme que a criança pode ter em contato com obras de arte, muitas instituições produzem material educativo especialmente para aproximar a exposição do universo infantil e, assim, torná-la mais interessante. Você mesmo também pode estimular seu filho a fazer mais do que simplesmente observar: a obra de arte tem a capacidade de despertar a imaginação da criança e estimulá-la a conversar sobre aspectos de sua própria vida.

Conheça agora 10 dicas para ajudar seu filho a se divertir no museu!

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Pesquise sobre a exposição antes de visitá-la

2. Procure museus com atrações interativas

3. Converse com seu filho antes da exposição

4. Tente aproximar o artista do seu filho

5. Fique atento aos recursos pedagógicos oferecidos pelo museu

6. Participe de visitas guiadas

7. Incentive seu filho a falar sobre a obra

8. Procure conhecer os programas de férias

9. Não force a criança

10. Incentive o prazer de estar diante de uma obra de arte

Conteúdo relacionado:

Os 20 museus mais educativos

Teste: você sabe tornar a visita ao museu divertida?

Um guia para as férias de julho

Conhecendo o centro histórico de uma cidade

Tecnologia: usar ou não usar?

Muito se fala hoje sobre os poderes da tecnologia na Educação. Nós mesmos, aqui no Educar, já fizemos várias reportagens sobre o tema, como essa matéria que indica 40 sites educativos. A matéria teve sua primeira versão em 2009 e até hoje é uma das mais acessadas do nosso site, grande prova de realmente é um assunto de interesse dos nossos leitores.

Mas, diante de notícias de escolas que já adotaram tablets e lousas interativas, pergunta-se cada vez mais se tudo isso é eficaz para o que o Brasil realmente precisa: melhorar a qualidade do ensino e o desempenho escolar das nossas crianças e adolescentes. Pois um projeto recente da Dell mostrou que sim. Se aliada a programas pedagógicos, desenvolvimento de conteúdo, capacitação de professores e envolvimento da comunidade, a tecnologia tem, sim, poder de mudança.

O projeto Aula Interativa foi implantado em 23 escolas públicas de Hortolândia (SP), beneficiando mais de 6 mil alunos e 100 professores de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio. Além de toda a parafernália tecnológica, que inclui lousa interativa, conexão sem fio, sistema de som, impressora e computador para professor, o Aula Interativa tem conteúdo desenvolvido por especialistas da Universidade de São Paulo (USP). E os professores envolvidos recebem treinamento para trabalhar com a nova metodologia pedagógica.

Os resultados do projeto foram avaliados pela Unesco e são bastante animadores: o rendimento em matemática dos alunos do Ensino Fundamental que participaram do projeto melhorou 20% — sete vezes mais que o grupo de controle, que foi apenas observado, e não recebeu o projeto. Segundo o estudo, 44% dos alunos responderam que aulas ministradas com tecnologia ficam mais interessantes e 54%, que estas aulas incentivaram o interesse pelo estudo.

Veja os depoimentos de uma professora e de uma estudante envolvidas no projeto:

“Este projeto é um meio de mostrar que a Educação no Brasil tem solução. É um começo de uma nova forma de educar – com inovação, interatividade e participação. Acho que esse é o caminho certo!”
Ana Maria Gonçalves Rocha, professora de Português da Escola Estadual Professora Paulina Rosa

“Agora eu me interesso mais pela aula, porque ela é mais interessante e tem mais recursos, e aprendo melhor porque é bem mais fácil ver e ouvir o que está sendo ensinado.”
Rebeca Cristina Silva de Oliveira, estudante da Escola Estadual Manoel Ignácio

A segunda etapa do projeto começou no início deste ano: os alunos receberam netbooks. Será que com computadores individuais o desempenho dos estudantes vai ficar ainda melhor? Vamos aguardar os resultados.

APRENDA CRIAR UM VIDEO NO PROGRAMA MOVIE MAKER - PASSO A PASSO

ELABORAÇÃO DE VÍDEO NO PROGRAMA WINDOWS MOVIE MAKER
Passo a Passo para elaborar um vídeo:
Para fazer um vídeo no programa Windows Movie Maker vamos nos orientar pelas
informações que seguem:
a) Clique em Iniciar, depois em todos os programas e escolha o programa
Windows Movie Maker.
b) Para importar imagens escolha a opção captura de vídeos e depois clique em
importar imagens. As imagens precisam anteriormente ser salvas em uma
pasta em seu computador, conforme temos aqui na pasta do curso.
c) Abra as imagens e selecione aquelas que pretende anexar no vídeo e depois
clique em importar.
d) Estando as imagens no painel do programa (guia de coleções) do Movie Maker
você pode clicar sobre qualquer uma delas e arrastar para a linha do tempo ou
linha de montagem do filme.
e) Neste momento é importante que você salve seu vídeo. Para salvar clique em
Arquivo, depois em salvar projeto como. Escolha o local onde você quer
salvar. Vá salvando constantemente após alguns minutos para não perder as
alterações.
f) Importe todas as imagens que desejar e em seguida arraste as mesmas para a
linha de montagem do filme.
Obs: Para importar um vídeo, por exemplo, algo que os alunos filmaram de um
trabalho na Escola, o procedimento é o mesmo que a importação de imagens. No
entanto, na captura de vídeo você deve escolher a opção importar vídeo, logo acima da
opção importar imagem.
g) Depois que as imagens estiverem na linha de montagem do vídeo você pode
editar texto sobre as imagens.
h) Para editar o texto marque a imagem que você quer escrever e clique em criar
títulos e créditos. Em seguida clique na opção título ao clipe selecionado.
i) Escreva a frase que você desejar. Altere o tipo de fonte, a cor da fonte e o
tamanho. Para fazer isto, clique em alterar a fonte e a cor do texto. Neste
mesmo local, você pode escolher diferentes animações dos textos ou frases.
j) Após digitar a frase e fazer as configurações da mesma, clique em Concluído.
k) Para inserir o modelo de transição das imagens você deve clicar em exibir
transições do vídeo. Aparecerão vários modelos. Escolha um deles e com o
mouse arraste o mesmo colocando-o entre as fotos que você desejar. Escolha
diferentes tipos de transições para enriquecer seu vídeo.
l) Para inserir efeitos de vídeo, clique em exibir efeitos de vídeo. Escolha o
modelo, arraste o mesmo, colocando-o sobre as fotos que você desejar.
m) Para inserir uma música em seu vídeo, você precisa ter ela gravada em uma
pasta em seu computador.
*Sugestões de sites para baixar músicas http://search.4shared.com
http://www.krafta.info/br
n) Depois que a música estiver na pasta, clique em importar áudio ou música.
Importe a mesma para o programa Windows Movie Maker e depois com o
mouse araste-a até a linha em que está escrito áudio/música.
o) Agora seu vídeo está quase pronto. Contudo, você pode alterar frases, alterar
animações, alterar fontes, em qualquer imagem. Para tanto, basta clicar com
lado direito do mouse na caixa de texto abaixo da imagem que você queira
alterar. Depois clique em editar título.
p) Agora salve o vídeo como filme. Se você não salvá-lo como filme ele não abrirá
em outro computador para ser exibido. Portanto, o seu vídeo precisa ser salvo
de duas formas, como projeto e como filme. Para salvar clique em Arquivo,
depois salvar arquivo de filme.
Bom Trabalho a Todos!