quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ATIVIDADES PARA SALA DE AULA

Atividades para sala de aula

Para aproveitar os recursos disponíveis na escola e implementar novas metodologias de ensino, são apresentadas nesta seção atividades* que contribuem na construção de aulas mais ricas, interessantes e que ajudam os alunos a entenderem melhor e de forma interativa os conteúdos apresentados.
Essas atividades são resultado de um trabalho conjunto entre professores e especialistas em educação e tecnologia e foram desenvolvidas ao longo de encontros e trocas de experiências durante capacitações da Microsoft Educação em diversos estados brasileiros e retratam necessidades sentidas pelos educadores ao longo deste período.
*Para fazer o download das atividades é necessário que você esteja logado. Caso não tenha cadastro, clique aqui. Para fazer login, preencha os campos ao lado, na área "Minha conta".
Veja abaixo as atividades que você pode trabalhar:

» Datas comemorativas

Festa Junina

As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas do nosso povo.Pensando nisso, que tal desenvolver junto com os seus alunos uma atividade que não só fala das raízes dessas comemorações, mas também recupera suas tradições e histórias? Nessa atividade, você vai aprender como preparar uma aula sobre o surgimento das comemorações das festas juninas até os dias atuais. Bom trabalho!
Ver mais atividades sobre datas comemorativas

» Especiais

Anime-se para mais um semestre

Anime-se ! As férias acabaram e é hora de preparar novos projetos interessantes para chamar a atenção dos seus alunos. Depois de alguns dias de descanso, há muito a se fazer. Por isso, elaboramos o Especial Volta das Férias! Nele, você encontrará atividades para incrementar suas aulas e trazer a tecnologia para a sala de aula. Aproveite!
Ver mais atividades Especiais

»Planejamento

Mapas Conceituais

Para auxiliar a compreensão e a fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, preparamos o projeto Mapas conceituais para ajudar os seus alunos a organizarem seus estudos e se prepararem para as avaliações.
Ver mais atividades sobre planejamento

» Meio-ambiente

Meteorologista por um Dia

Idealizada para alunos a partir da 4ª série do ensino fundamental, esta atividade discute um tema mais do que atual: as variações climáticas e seu impacto sobre a sociedade. Aproveite também para ler a reportagem sobre aquecimento global, com outras dicas de como conscientizar os alunos a procurar soluções no cotidiano para amenizar seus efeitos no meio ambiente.
Ver mais atividades sobre meio ambiente

» Cultura

Oficinas de Criação Digital

Sabendo que a construção do conhecimento é sem dúvida uma atividade social, nesta atividade vamos conhecer as Redes Sociais como o Facebook, Twitter e o Live Writer, ambientes da chamada Web 2.0 que propiciam encontros, trocas e compartilhamento.
A proposta é que os alunos aprendam com outras pessoas, observando e analisando o que elas estão comentando e o mais importante compartilhando sem medo suas opniões, dificuldades, e também, ajudando uns aos outros.
Iremos utilizar como material de apoio a apostila Oficinas de Criação Digital que traz quatro sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula. Aproveite as dicas! Extrapole os muros da escola e ofereça a seus alunos a oportunidade de estarem 24 horas aprendendo na web.
Ver mais atividades sobre cultura

» Interação com família e sociedade

Leituras do Cotidiano

Os alunos de 8a série e Ensino Médio são convidados a fazer uma análise crítica de um fato do cotidiano e depois, apresentar o resultado por meio de uma apresentação multimídia.
Ver mais atividades sobre interação com família e sociedade

» Tecnologias para sala de aula

Windows Live: facilidades de viver on-line

Mobilidade. Nos últimos tempos, esta palavra tem mudado o conceito de muitas empresas e nossas vidas também. Hoje a tecnologia nos oferece uma vida fora - porém dentro - de nossas casas: tudo está ao nosso alcance. Você já imaginou ter diferentes ferramentas disponíveis sem nenhum custo? Nesta atividade vamos conhecer o Windows Live, um conjunto de serviços On-line oferecidos pela Microsoft. Pronto para descobrir? Siga em frente e veja como você pode ter acesso a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer computador, uma nova vida.
Ver mais atividades sobre tecnologias para sala de aula

Minha conta

Redes Sociais

  • Facebook
  • Wordpress
  • Flickr
  • Twitter
  • Orkut
  • Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário