sábado, 11 de setembro de 2010

PROJETO INCLUSÃO PARA EDUCADORES

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo oferecer subsídios aos professores e a toda comunidade escolar a acabar com o mito de que a tecnologia é um bicho de sete cabeças, incorporando o uso da informática em suas propostas pedagógicas. Levar a tecnologia ou a cultura informatizada para as escolas não é o suficiente, o maior trabalho é a instalação dessa cultura. Embora não pareça muitos educadores sabem que a internet é uma importante ferramenta de trabalho, mas se negam a inseri-la em seu cotidiano preferem os métodos tradicionais, e sendo assim acabam prejudicando o acesso dos alunos as novas tecnologias em suas aulas. Ninguém pode ficar fora da inclusão digital na escola. A função do gestor e dos professores das salas de tecnologia é envolver todos nesse processo, inclusive a comunidade, precisamos trabalhar coletivamente, e estamos lutando para atingirmos esse objetivo, dada a localização de nossa escola estadual “Bonifácio Camargo Gomes” na cidade de Bonito em MS, nos deparamos com o problema da grande distância da capital Campo Grande de aproximadamente 300km, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados a distância.
Hoje nos deparamos com escolas informatizadas com vários recursos tecnológicos que muitas vezes nem mesmo saíram das embalagens, por não possuírem um espaço para sua instalação ou mesmo por falta de profissionais capacitados, e quando possuem um laboratório seu uso é restrito ou apenas utilizado para leitura, não tem sentido usar a tecnologia para reproduzir o tradicional.
È preciso mudar essa realidade, muitas escolas não exploram o que os recursos tecnológicos podem oferecer por falta de capacitação dos professores, as escolas não exploram o potencial que a tecnologia oferece e é nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo. È preciso que o educador atribua sentidos aos equipamentos tecnológicos em seu trabalho, participe de projetos e transmita isso aos seus alunos.



















DESENVOLVIMENTO/ RESULTADOS


O projeto será desenvolvido na E.E. “Bonifácio Camargo Gomes” na Cidade de Bonito em ms, no horário matutino inicialmente, que pretendo estender para os demais períodos vespertino e noturno para toda a comunidade escolar.
- fazer um mural com frases, fotos, poesias, desenhos entre outras atividades somente com recursos tecnológicos, mostrar tudo que posso realizar usando a tecnologia.
- quadro de recados com endereços de sites educativos e programações interessantes
- capacitar professores e alunos que não tenham acesso a recursos tecnológicos no ambiente familiar principalmente os moradores de fazendas e baixa renda, nas minhas horas vagas, com o auxilio de voluntários.
- montar uma pasta com acervo de dvds educativos (tv escola entre outros) para elaborar planos de aula.
- divulgar os acontecimentos da unidade escolar e da comunidade no blog da escola e incentivar o acesso ao mesmo pelos alunos e pela comunidade.
- elaborar projetos que incluam os recursos tecnológicos.
- criar um ambiente agradável durante as aulas de informática.
- Incentivar o usos de todos os recursos tecnológicos nos eventos escolares.

Com essas estratégias espero conseguir despertar o interesse pelo uso dos recursos tecnológicos nas pessoas que ainda mostram resistência a fazer uso dos mesmos no seu cotidiano, e o quanto ela pode ser um valioso instrumento de aprendizagem, criar oportunidades para aqueles que querem aprender e não tem acesso a tecnologia.



















REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação a Distância Salto
pra o fturo; TV e informática na educação. Brasília: MEC/SEED, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação a Distância. Proinfo. Informática e formação de professores. V. 1 e 2. Brasília: MEC/SEED, 2000.

WWW.e-educador.com /index.php/projetos-de-ensino-mainmenu-124/77-projetos-de-ensino/2417-projetosensino

www.inclusão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário