quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O QUE É UM FLOG/VLOG


O marco inicial da história dos fotologs/flog e dos Videolog/Vlog se dá com o surgimento das imagens digitais. As primeiras câmeras digitais chegam por volta dos anos 90. As fotografias, que antes somente eram registradas no papel, passaram a ser convertidas nos sinais binários da linguagem dos computadores. Logo em seguida, as câmeras digitais já disponibilizavam a criação de vídeos aos usuários de forma facilitada. Hoje em dia há um número cada vez maior de aparelhos tecnológicos disponíveis no mercado, os quais permitem a captura ou o armazenamento de imagens e vídeos: câmeras digitais, celulares, Ipods, PDAs (computadores de mão), dentre outros.
Segundo Foschini e Taddei (2006) os blogs de fotos e vídeos participam da metamorfose universal da comunicação, pois através destes os indivíduos podem, sem muitos conhecimentos técnicos, utilizar-se da rede interagirem com o mundo da web. Os Fotologs e videologs também são conhecidos de forma abreviada como flogs e vlogs. Ambos têm a temática definida pelos seus próprios usuários.
Os fotologs e videologs têm como objetivo o compartilhamento de imagens e vídeos de maneira interativa. Seus visitantes podem deixar comentários (sugestões ou críticas) a respeito das postagens visitadas. Há uma variação na forma com que os flogs e vlogs são utilizados: para alguns são apenas uma maneira de compartilhar fotos de viagens, família, fatos marcantes, etc. Já outros podem se utilizar destes recursos para produções mais sofisticadas num uso profissional. Da mesma forma, os flogs e vlogs também podem ser utilizados para fins educacionais.
Significado de Fotolog/Flog e Videolog/Vlog
De forma bem simplificada pode-se dizer que são páginas pessoais onde a comunicação ocorre através de imagens e vídeos postados na internet. Estas imagens/vídeos geralmente são postados em ordem cronológica, com legendas que expressam seu significado. Os fotologs e videologs são muito semelhantes aos blogs, porém têm ênfase no uso das imagens e vídeos. Ainda assim eles contam com locais próprios para textos onde quem os visita pode deixar comentários, registrando a sua passagem pelo fotolog ou videolog.
Segundo Silveira (2008) a palavra fotolog surge da união da “foto” mais "log" (que em inglês significa diário). Fotolog/flog deriva do Web Log e consiste em um blog de imagens ou fotografias (um site ou página web). Neste site a pessoa que o confeccionou está autorizada a publicar suas fotos (imagens) de forma fácil e rápida na Internet. É uma derivação de blog, possuindo recursos e definições semelhantes no tocante aos comentários. A pessoa que confeccionou o flog pode torná-lo comunitário, autorizando outras pessoas a postarem na sua página.
O fotolog tornou-se muito atrativo para as pessoas em função das mesmas não necessitarem ter conhecimentos de HTML para elaborá-los (o que seria necessário em um site pessoal). Há ferramentas gratuitas nos servidores que classificam informações técnicas a respeito do flog construído, assim como diversas ferramentas ou códigos prontos onde se podem agregar funcionalidades extras ao flog como: inserir uma música de fundo, colocar um contador de visitantes, um texto animado, menus, recados, barras relógio etc.
 
Como criar um fotolog e um vlog
Para criar um flog ou um vlog basta ter conexão com a internet. A partir daí, o usuário deve apenas procurar um provedor para hospedar o seu flog ou vlog. Muitos portais brasileiros e estrangeiros oferecem o serviço de hospedagem de forma gratuita com algumas limitações e de forma paga com a ampliação de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário